|
Home
Apresentação
Web realizada para a disciplina de
Iconologia II - UFPEL
Robert Smithson (1938-1973)
Sol LeWitt (1928)
Robert Morris (1931)
Carl Andre (1935)
Christo & Jeanne-Claude (ambos nascidos em 1935)
Walter de Maria (1935)
Dennis Oppenheim (1938)
Richard Long (1945)
Richard Shilling
(1973)
Andy Goldsworthy (1956)
Chris Drury (1948)
Referências
|
|
Robert
Morris
Nascido em 1931 em Kansas City, Missouri, Robert Morris, artista e crítico de arte, depois de estudar engenharia, acabou escrevendo uma tese de mestrado de 1966, Constantin Brancusi no Hunter College, em Nova York. Desde então, Morris continuou a escrever ensaios críticos influentes, quatro dos quais servem como uma cronologia em miniatura de sua obra mais importante: dança orientado para a tarefa ("Algumas Notas sobre a dança", 1965), escultura minimalista ("Notas sobre a escultura," 1968), a arte de processo ("Anti Form", 1968), e Terraplenagem ("Alinhado com Nazca", 1975).
Durante a década de 1950, Morris cresceu interessado em dança, enquanto vivia em San Francisco com sua esposa, a bailarina e coreógrafa Simone Forti. Depois de se mudar para Nova York em 1959, eles participaram de uma tênue confederação de dançarinos conhecidos como Judson Dance Theater, para o qual Morris coreografou uma série de obras, incluindo Arizona (1963), 21,3 (1964), Site (1964), and Switch Waterman (1965).
Durante os anos 1960 e 1970, Morris teve um papel central na definição três principais movimentos artísticos do período: escultura minimalista, arte processo e terraplanagem. Na verdade, Morris criou seus primeiros objetos minimalistas como suportes para suas performances de dança, daí a construção de maneira rudimentar destas formas boxlike, refletindo a ênfase de Judson Dance Theater a sobre a função sobre a expressão. Morris exibiu quartos inteiros destes elementos arquitectónicos indescritíveis na Galeria Verde, New York, em 1964 e 1965. Na segunda metade da década de 1960, Morris explorado processos industriais mais elaborados para sua escultura minimalista, utilizando materiais como malha de alumínio e aço.
Nascido em 1931 em Kansas City, Missouri, Robert Morris virou-se para a arte ea crítica de arte, depois de estudar engenharia, acabou escrevendo uma tese de mestrado de 1966, Constantin Brancusi no Hunter College, em Nova York. Desde então, Morris continuou a escrever ensaios críticos influentes, quatro dos quais servem como uma cronologia em miniatura de sua obra mais importante: dança orientado para a tarefa ("Algumas Notas sobre a dança", 1965), escultura minimalista ("Notas sobre a escultura," 1968), a arte de processo ("Anti Form", 1968), e Terraplenagem ("Alinhado com Nazca", 1975).
Durante a década de 1950, Morris cresceu interessados em dança enquanto vivia em San Francisco com sua esposa, a bailarina e coreógrafa Simone Forti. Depois de se mudar para Nova York em 1959, eles participaram de uma tênue confederação de dançarinos conhecidos como Judson Dance Theater, para o qual Morris coreografou uma série de obras, incluindo Arizona (1963), 21,3 (1964), Site (1964), and Switch Waterman (1965).
Durante os anos 1960 e 1970, Morris teve um papel central na definição três principais movimentos artísticos do período: escultura minimalista, arte processo, e terraplanagem. Na verdade, Morris criou seus primeiros objetos minimalistas como suportes para suas performances de dança, daí a construção de madeira rudimentar destas formas boxlike, refletindo a ênfase de Judson Dance Theater a sobre a função sobre a expressão. Morris exibiu quartos inteiros destes elementos arquitectónicos indescritíveis na Galeria Verde, New York, em 1964 e 1965. Na segunda metade da década de 1960, Morris explorado processos industriais mais elaborados para sua escultura minimalista, utilizando materiais como malha de alumínio e aço. Como essas invenções industriais, uma série de Neo-Dada esculturas Morris criado na década de 1960 também desafiou o mito da auto-expressão artística. Estas "auto-retratos" irônico incluído consistindo de cérebros esculpidas e leituras de eletroencefalograma, bem como outros trabalhos inspirados diretamente investigações quasi-científicas de Marcel Duchamp de percepção e de medição.
No final dos anos 1960 e 1970, a madeira compensada rígida e aço de obras minimalistas de Morris deu lugar aos materiais suaves de seus experimentos com Arte Processo. Seus trabalhos investigaram os efeitos da gravidade e estresse em materiais comuns. Uma variedade destes trabalhos foram mostrados em 1968 na Leo Castelli Gallery, Nova York. Morris durante a década de 1960 e início de 1970 incluem entre seus trabalhos, instalações internas de materiais pouco ortodoxos, como sujeira e resíduos de cordas, e monumentais terraplenagem ao ar livre. Desde a década de 1970, Morris tem explorado mídias variadas, como desenhos de olhos vendados, instalações espelho, pinturas encaustic, gesso, fibra de vidro, peças fundidas e temas que vão desde o holocausto nuclear até investigações filosóficas de Ludwig Wittgenstein.
Inúmeros museus acolheram suas exposições individuais, incluindo Whitney Museum of American Art, em Nova York (1970), o Instituto de Arte de Chicago (1980), o Museu de Arte Contemporânea de Chicago (1986), e Washington, DC da Corcoran Gallery of Art (1990). Em 1994, o Museu Solomon R. Guggenheim, New York, organizou uma grande retrospectiva da obra do artista, que viajou para o Deichtorhallen em Hamburgo eo Musée National d'Art Moderne, em Paris. O artista vive em Nova York e Gardiner, Nova Iorque.
|
|
|